Um pão doce para impressionar
Esta foi a sobremesa eleita para a mesa de Réveillon 2022/2023.
Para além de ficar muito bonita, é deliciosa, e aconselho que seja servida quentinha para ficar ainda melhor!
O recheio foi com compota de maçã e canela.
Acho que é uma sobremesa que fica bem tanto ser servida no Réveillon, como no Natal ou num outro dia de inverno. Os teus convidados vão adorar, garanto!
Ingredientes:
- 310 gr de farinha sem fermento, mais o que for necessário para polvilhar;
- 150 ml de leite;
- 1 ovo tamanho L;
- 50 gr de manteiga com sal;
- 3 colheres de chá de açúcar;
- 1 colher de chá de fermento seco (fermento para pão);
- 1 de colher de chá com sal
- Azeite q.b.
- Compota de maçã e canela;
- 1 ovo, batido com 1 colher de leite (para pincelar o pão)
Instruções:
- Misturar a farinha com o sal fino numa taça e reservar.
- Noutra taça, colocar o leite morno, o ovo, o fermento seco, o açúcar, e mexer. Acrescentar a manteiga amolecida, em ponto pomada, e depois ir adicionando aos poucos a farinha, e ir envolvendo tudo muito bem com uma espátula. A ideia é ficar uma massa.
- Polvilhar a bancada com um pouco de farinha, colocar a massa do pão e amassar até deixar de colar. Se necessário acrescentar mais um pouco de farinha. Quando deixar de colar, formar uma bola, e verificar se ao pressionar com um dedo a massa volta a crescer nesse ponto ficando novamente com a superfície lisa.
- Colocar numa taça, um pouco de azeite no fundo e pincelada nas laterais. Envolver a massa do pão nesse azeite, impregnando bem, e deixar repousar por 1h aproximadamente, num sítio reservado do frio.
- Após este tempo, espalhar um pouco de farinha na bancada e dar forma à massa, espalmando ligeiramente de forma a ficar com um formato redondo (disco).
- Cortar em quatro partes iguais a massa, e formar quatro bolas com cada pedaço. Tapar com um pano limpo, e deixar repousar 15 min.
- Polvilhar novamente a bancada com um pouco de farinha, e com o rolo da massa, esticar cada bolinha de massa, mas sem perder o formato redondo. Podes usar como "molde" o fundo de uma forma de fundo amovível. Colocar o fundo por cima da massa esticada e cortar o excesso que ultrapasse o fundo da forma.
- Para formar o pão, basta fazer camadas da massa e da compota. Por cima de cada disco de massa, rechear com a compota de maçã sem ir demasiado às bordas, e ir colocando os discos da massa uns em cima dos outros. Garantindo que todos os discos têm o mesmo tamanho, e que a compota não passa pelas bordas da massa, para não ficar a escorrer. Pressionar ligeiramente o contorno, para ficarem bem colados os discos uns aos outros.
- Para dar o formato de estrela, encontrar o meio da massa e marcar um círculo, podes usar um copo, um ramequim, vê o diâmetro que melhor combina com a tua massa.
- Começar por cortar 4 partes iguais sem ir ao centro do círculo que foi marcado. Ou seja, do rebordo da massa, até ao contorno do círculo, tentar que os cortes coincidam uns com os outros. Cortar as 4 partes a meio de forma a obter 8 partes. Repetir o processo ficando com a massa cortada em 16 partes iguais.
- Pegar na ponta de duas fatias, rodar duas vezes em sentido contrário uma à outra, para fora, e unir a ponta, dando assim o formato estrela. Trabalhar de par em par.
- Pincelar com um ovo batido com uma colher de leite, e levar ao forno pré aquecido a 200ºC por 15 a 20 minutos.
- Servir quente e polvilhado com açúcar em pó.
Notas:
Podes rechear com outro tipo de compota, frutos vermelhos por exemplo, como podes rechear com chocolate.
É possível também, transformar isto numa entrada, basta rechear com queijo e por cima em vez de açúcar em pó, adicionar um fio de mel e servir quente. Ou até rechear com queijo, presunto, fiambre, o que te apetecer, e servir como petisco. Nestas opções, tira só o açúcar da massa do pão.
Espero que gostes
Bom proveito!