Torta de limão merengada recheada com Curd Limão
Esta foi mais uma das sobremesas que fiz para a mesa de Natal.
Como cá em casa agora não entram sobremesas com chocolate, infelizmente a Beatriz tem intolerância, tento sempre outras receitas que vão ao encontro dos gulosos que cá moram, e que sejam sem chocolate.
E como nós somos os três doidinhos por bolos com sabor a limão, esta torta, foi a escolha perfeita.
Podes ou não, colocar o merengue por cima, é mesmo gosto pessoal, eu coloquei porque quis dar um aspecto mais natalício. E ficamos assim com o nosso tronco de natal com aroma a limão.
É delicioso, e eu que nunca tinha tido a sorte de uma torta me calhar bem. Fiquei mesmo orgulhosa por ter conseguido, e se eu consegui, tu vais conseguir também.
Ingredientes:
Torta:
- 3 Ovos tamanho L;
- 100 gr de açúcar;
- 75 gr farinha s/fermento.
Recheio, Curd Limão:
- 1 limão grande (sumo + raspas);
- 1 Ovo tamanho L;
- 85 gr açúcar;
- 35 gr manteiga com sal, fria e cortada em cubos.
Merengue:
- 2 Claras;
- 100gr açúcar.
Instruções:
- Começar por preparar o curd de limão para dar tempo para arrefecer. Bater os ovos, o açúcar, as raspas e sumo de limão. Levar a banho maria, mexendo sempre até engrossar. O curd deve cobrir as costas da colher mas não deve ferver para não talhar. Neste momento, acrescentar a manteiga fria em pedaços, e mexer até a manteiga estar derretida. Retirar do lume, e passar por um passador fino para descartar as raspas de limão. Colocar numa taça, tapado com película aderente colada à superfície do creme, e levar ao frigorífico até estar completamente fria.
- Para a torta, batemos os ovos inteiros com o açúcar até a mistura duplicar de tamanho, demora algum tempo. Bate até ficar uma mistura fofa.
- Envolver a farinha já peneirada.
- Levar ao forno pré aquecido a 180º C por 10 minutos, num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal (eu pincelei o papel com vegetal para garantir que ao desenformar corria bem).
- Depois de cozido, desenformar para um pano limpo e polvilhado com açúcar em pó, retirar o papel vegetal e enrolar ainda quente no pano, até a torta arrefecer totalmente.
- Depois de fria, desenrolar a torta com calma, e rechear com o curd, e voltar a enrolar.
- Se quiseres barrar com o merengue, começa a prepará-lo enquanto a torta arrefece. Para isso, basta levar as claras e o açúcar a banho maria, até dissolver o açúcar totalmente (não o deves sentir entre os dedos). Colocar na batedeira e bater até arrefecer e estar um merengue firme.
- Barrar a torta com o merengue e queimar com o maçarico.
Notas:
- Se gostares de sentir as raspas de limão, não precisas de passar a mistura pelo passador;
- Não esquecer de bater mesmo muito bem os ovos com o açúcar da massa da torta, para a massa duplicar o tamanho.
- A película aderente no curd, deve estar colada à superfície do creme, para ao arrefecer não ganhar uma crosta;
- Cuidado com o maçarico para não derreter o merengue.
Espero que gostes.
Bom proveito!