Pão de ló húmido
Nunca tinha feito um pão de ló húmido, e por saber que o marido e a restante família gostam, fiquei cheia de vontade de experimentar e arriscar fazer um para este natal.
É super fácil de fazer e fica sempre bem numa mesa de convívio.
Andei a pesquisar várias receitas e apesar dos ingredientes serem sempre os mesmos, diferenciavam nas quantidades. Então analisei aqui e ali e fiquei entre um meio termo e fiz à minha medida.
O pão de ló ficou lindo! Recebeu imensos elogios e comeram tudinho. Fiquei satisfeita mas para a próxima quero que fique melhor ainda ! 😍
Ingredientes:
- 12 gemas
- 3 ovos
- 200gr açúcar
- 1 pitada de sal fino
- 90 gr de farinha sem fermento
- 1 colher de sobremesa de fermento
- Manteiga para untar
Instruções:
Pré aquecer o forno nos 180C.
Untar uma forma sem buraco (usei com 23cm de diâmetro), com manteiga, colocar papel vegetal a forrar e untar o papel também com manteiga.
Bater na velocidade máxima as gemas, os ovos, o sal e o açúcar, durante aproximadamente 15minutos. O importante é ficar muito bem batido e duplicar o tamanho.
Colocar a farinha e o fermento e envolver com uma espátula cuidadosamente, não usar a batedeira aqui.
Verter a massa para a forma e levar ao forno por 20 minutos mais ou menos. Para saber se o pão de ló está pronto é espetar um palito e verificar que nas bordas sai limpo e no meio húmido.
O tamanho da forma também vai influenciar, se for maior, menos tempo fica dentro do forno.
Nota: Ele no forno vai inchar mas depois passado uns tempos a massa baixa e fica perfeita!
Para não desperdiçar 12 claras pode-se fazer depois um molotof, uma pavlova, uns suspiros ou até congelar para usar mais tarde.
Espero que gostes!