Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De uma Mãe

Experiências e Receitas de uma mãe de primeira viagem.

Seg | 04.12.17

Panquecas sem farinha e sem açúcar

Eu confesso que adoro panquecas!

Num lanche mais abastado ou num brunch, caem-me sempre bem, com queijo, fiambre ou compota, eu adoro. 

Antes de cá em casa existir a preocupação com a alimentação, comíamos as ditas normais panquecas, cheias de açúcar, quando o marido pesquisou um pouco mais sobre a sua doença crônica (espondilite anquilosante), viu que as crises poderiam melhorar se diminuísse o consumo de hidratos de carbono e cereais, desde então, a nossa alimentação tem vindo a melhorar, sem grandes fanatismos, mas preocupamo-nos mais com o que metemos no prato.

E as panquecas não foram excepção, tínhamos de encontrar uma alternativa mais saudável para que pudesse fazer sem estar preocupada com os ingredientes. Claro que se fosse bastava trocar a farinha, mas já que é para ser mais saudável, altera-se o açúcar também! 

Não são aquela cooooooooooooooooooisa deliciosa como uma panqueca dita normal,mas garanto que não ficam assim tão atrás, aliás, eu gostei, saciou-me a gulodice que me apetecia. 

E acho que vais gostar também. 

IMG_0407.JPG

As medidas foram feitas um bocado a olho.

Ingredientes:

50gr farinha de amêndoa 

50gr de Xilitol 

2 ovos

raspas de 1 limão 

3 colheres de sopa com leite ou bebida vegetal se preferirem (esta medida foi mesmo a olho, tem atenção)

 

Instruções:

Juntar todos os ingredientes envolvendo bem. 

Colocar gordura (óleo de côco, azeite, manteiga, o que preferires), numa frigideira bem quente e ir deitando a massa até acabar. 

 

Nota: O xilitol é indicado para diabéticos devido ao seu baixo índice glicémico. É igual ao açúcar, sem no entanto apresentar os seus malefícios ou seja, um adoçante perfeito! Em bebidas, sobremesas usa-se a mesma quantidade que o açúcar branco.

Consumir alimentos/bebidas com xilitol em vez de açúcar refinado induz uma menor carga glicémica no sangue e contribui para a manutenção de dentes e gengivas saudáveis.

Uma pequena curiosidade, a maioria dos Finlandeses escova os dentes e bochecha com xilitol por este ser muito alcalino e estar cientificamente provada a sua utilidade na prevenção de cáries! 

 

 

 

Espero que gostes!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.