Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De uma Mãe

Experiências e Receitas de uma mãe de primeira viagem.

Ter | 22.11.22

20 Perguntas para saber como correu o dia do teu filho(a)

Alguma vez sentiste que o teu filho(a) não te conta nada sobre o seu dia de escola?

Pois, eu também. Quando a Beatriz começou a ir para a escola (Pré), sempre que tentava perceber como foi o dia dela, a resposta era quase sempre a mesma: “Foi bom”. Ou quando não me dizia que não se lembrava. Isto descontrolava a minha curiosidade e necessidade em saber como estava realmente a ser o dia a dia dela.

Na escola, claro que nos davam o feedback do dia e é um espaço onde sempre senti confiança. É uma escola de portas abertas para os pais. Havia mensagens e fotografias enviadas diariamente, para vermos que estavam a brincar e felizes. Mas eu queria a versão dela, saber mesmo como ela se estava a sentir. Então comecei a pensar em perguntas alternativas ao "Como foi o teu dia?" para conseguir dali umas respostas que me ajudassem a entender melhor como estava a ser, e sem ela me revirar os olhos, o que chegou a acontecer.

Hoje, a Beatriz está em regime de ensino doméstico, mas contamos com o apoio de um centro de estudos. Ela vai ao centro fazer atividades, oficinas de aprendizagem, conviver, vai para lá com regularidade, e eu continuo a usar o mesmo método para saber como foi o seu dia. Para saber como correu por exemplo a relação com as outras crianças e até com os adultos. Saber se se chateou com alguém, se alguma coisa a magoou ou incomodou. Se houve conflitos que ela não soube resolver ou até se existe alguma coisa que precise ser falada. 

Então, tento sempre questionar, sem parecer que ela está em um interrogatório. Tento que não seja uma conversa vaga e pouco interessada da minha parte, que não pareça que estou a ser só uma mãe chata a fazer perguntas.

Sempre que me lembro claro, tento também falar do meu dia, se houve alguma coisa que gostei mais, se por acaso vi na rua algo que me marcou naquele dia, se alguma coisa me chateou. Fazer com que ela sinta que eu também partilho o meu dia com ela, e acabo por lhe sugerir que ela pergunte também ao pai como foi o dia dele.

587ED428-721A-47CE-920C-6CAA9D76504D.jpeg

Então resumindo, as perguntas que costumo usar como desbloqueador de conversas, são:

  1. Fizeste alguma coisa diferente hoje?
  2. Aprendeste alguma coisa/palavra nova?
  3. Qual foi a coisa mais interessante que aprendeste hoje?
  4. Ouviste alguma palavra diferente?
  5. Ouviste alguma palavra que te assustou ou que te tenha deixado triste?
  6. Qual foi a coisa mais divertida que aconteceu hoje?
  7. Alguém fez alguma coisa simpática por ti? E tu, fizeste alguma coisa simpática por alguém?
  8. Que sentimentos sentiste hoje?
  9. De 0 a 10 como avalias o teu dia? E porquê?
  10. Qual foi a parte do dia que menos gostaste?
  11. Aconteceu alguma coisa durante o dia que te tenha feito sentir mal/triste?
  12. Qual foi o teu almoço?
  13. O que foi o teu lanche?
  14. Qual foi a brincadeira preferida no recreio?
  15. Qual foi a tarefa mais desafiante do dia?
  16. Diz-me três coisas boas que gostaste no dia de hoje.
  17. Quem ficou sentado perto de ti nas refeições?
  18. Não me queres explicar alguma coisa que tenhas aprendido hoje?
  19. Ficas-te surpreendida com alguma coisa hoje?
  20. Hoje quem foi a pessoa que mais te fez rir?

Claro que não faço estas perguntas todas e todos dias, vou fazendo conforme me vou lembrando e mediante o decorrer da conversa. As perguntas variam mediante a disponibilidade que ela me demonstra e mediante o seu grau de cansaço, mas pelo menos umas três ou quatro perguntas desta lista tento usar, e opto por fazê-lo no caminho para casa, para não irmos as duas caladas no carro. 

O importante, é também não pressionar bastante e nem mostrar desânimo caso as respostas não sejam as mais animadoras, e principalmente, não utilizar isto para aproveitar para dar "ralhetes". Caso isso aconteça, acredita que numa próxima, em vez de partilharem connosco o que realmente aconteceu e o que fizeram ou sentiram nesse dia, vão começar a omitir situações por medo de serem chamados à atenção, ou receio de que vão desiludir os pais, porque as respostas não foram assim tão animadoras.

Espero ter ajudado, e se utilizares alguma das perguntas, partilha aqui como correu e se resultou ;)